O Natal do Meu Tempo de Menina

 photo 1748821gk16ul1bhx.gif
 photo 3192149h1srgpebak_zpspeuz6w7v.gif
O Natal do meu tempo era muito diferente do de hoje...Não havia muito dinheiro,por isso não se recebia tantos presentes.Quando eu ía para a região Norte era o menino Jesus que regia(e não o Pai Natal....) e os presentes na sua grande maioria era dinheiro nas meias ou nos sapatinhos e alguns doces simples,como rebuçados ou chocolates.
A televisão não existia  e por isso,a noite da consoada era passada à lareira a conversar,com os familiares. Nesse dia, a refeição era bem mais simples do que agora; comiam canja, bacalhau com couves e batatas, frango caseiro, rabanadas, filhós e arroz-doce.Nessa altura,não havia a tradição do Bolo-rei.
Naquela época, não costumavam enfeitar as casas,apenas um pinheiro verdadeiro,com alguns enfeites de bolas,fitas e algodão a fazer de neve.Claro que o presepio não podia faltar e levava musgo verdadeiro.
Depois os mais devotos íam á Missa.
Em casa dos meus pais,na Zona de Sintra era quase a mesma coisa,em relação á refeição,mas não faziamos Presepio e a arvore de Natal era mais decorada elevava luzes com a cara do Pai Natal risonha e apetitosos chocolates de Pai Natal e Chapeus de Chuva da Regina e Favorita que muitas vezes não chegavam ao Natal...eram uma Delicia!!!
Boa Noite e Bom Natal Para Todos!!!
 photo 3192149h1srgpebak_zpspeuz6w7v.gif

Comentários